top of page

Programa Batelão da Amazônia une artistas do cenário amazonense.

Sobre o Batelão

O nome ‘Batelão da A

mazônia’ faz alusão ao primeiro CD de Ellen, lançado em 2020, mas dessa vez, trata-se de um projeto audiovisual independente, com três episódios, que foi gravado a bordo de um barco no encontro das águas, e conta com a participação de artistas conceituados no cenário cultural amazonense.

Inspiração

“O Programa Batelão da Amazônia foi pensado a partir do meu primeiro CD, que também leva esse nome. A ideia era poder materializar o barco, enquanto coletivo e como produção da Amazônia. Meu objetivo sempre foi contribuir para maior visibilidade dos artistas do norte do país.” Conta a cantora Ellen Fernandes.

Segundo Ellen Fernandes, o barco é metáfora da vida. A vida como uma grande viagem, que traz referências dos lugares que visitamos, dos lugares que vimos, e das pessoas que somaram, e muito, ao longo dos caminhos que nós percorremos. A inspiração vem muito dessa diversidade de saberes do nosso povo, dos nossos talentos e da nossa riqueza natural Amazônica.

“Gravar num barco fez um diferencial imenso nesse trabalho, pois nos proporcionou a atmosfera real do encontro das águas, que também simboliza o encontro das artes e a partilha presente nesse processo.” Declara a artista. Ep.1

O primeiro episódio, lançado em outubro de 2021, foi dedicado à Cultura Popular e teve como convidado especial, o charanguista do Boi Caprichoso Arlen Barbosa. Ellen Fernandes e Arlen Barbosa, compuseram a música título do episódio "Passos firmes no chão", a primeira parceria assinada entre os artistas. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=Psq-ky2Km6w Ep.2

O segundo episódio teve a participação da artista visual Hadna Abreu e foi marcado por uma intervenção da artista, que interagiu com a cantora Ellen Fernandes, durante a execução de uma performance musical produzida em parceria com o músico e compositor César Lima, totalmente inspirados na convidada.

No terceiro episódio, Celdo Braga, além de declamar uma de suas obras, também contará a história que marca o início da carreira da cantora Ellen Fernandes, que ainda quando criança, em meio a um show do Raízes Caboclas, desmaiou de emoção no Teatro Amazonas, e a partir daí Celdo a apadrinhou musicalmente.

Ainda neste episódio, Ellen adianta que o público poderá conferir “A menina e o poeta”, sua primeira composição em parceria com Celdo Braga, e arranjo musical de César Lima. Acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=ZBpZTIeZqM4

13 visualizações0 comentário
bottom of page